O Marketing Digital é um conjunto de ações voltadas a promoção de uma marca pela internet, por meio de canais online e métodos de análise de resultados em tempo real. Essa é a principal diferença entre o Marketing Digital e o Marketing Offline tradicional.
A internet está completamente incorporada à vida da maioria das pessoas hoje em dia e se faz presente em uma grande variedade de atividades, desde as mais simples até as mais complexas.
A facilidade de acesso às informações, com toda a amplitude que a internet proporciona, não mudou apenas a forma como realizamos tarefas como pedir uma pizza ou gerir um projeto, mas também influencia diretamente nos nossos hábitos de compra, alterando os processos.
Portanto, o Marketing Digital é uma ferramenta fundamental para empreendedores de negócios de todos os segmentos e tamanhos, pois visa alcançar o público-alvo nos meios digitais, com o objetivo de promover as empresas ou produtos.
Por que o Marketing Digital é tão importante?
O Marketing Digital é um conceito que surgiu na década de 1990, mudou o uso das tecnologias para a propaganda e tem se tornado cada vez mais popular, à medida que os dispositivos digitais passaram a fazer parte dos processos de compra.
Eles se fazem presentes na descoberta de problemas, na descoberta de produtos que resolvem esses problemas, e durante toda a trajetória de compra.
Antigamente, os consumidores conseguiam acessar características dos produtos ou serviços apenas por meio das próprias empresas, que detinham toda a informação.
Entretanto, hoje os consumidores têm um papel muito mais ativo e estão mais exigentes com relação ao posicionamento das empresas.
O Marketing Digital se mostra como uma oportunidade para que os empreendimentos aproveitem o meio digital para reforçar suas marcas, o que resulta na multiplicação de oportunidades de negócio.
Trata-se de um conjunto de estratégias de suma importância, já que a tendência é que as pessoas estejam cada vez mais conectadas ao universo online, valorizando as empresas com autoridade no mundo digital.
Como fazer Marketing Digital?
O Marketing Digital inclui diferentes frentes de atuação. Dentre elas é possível citar o Marketing de Conteúdo, o E-mail Marketing e as diversas redes sociais, capazes de aumentar o alcance do empreendimento e influenciar no processo de compra dos potenciais clientes.
Marketing de Conteúdo
A base do Marketing de Conteúdo é a criação de materiais que visam educar, informar ou até mesmo entreter um possível cliente.
Por meio das informações relevantes e relacionadas ao mercado de atuação dos negócios, as empresas conseguem fazer com que a marca seja respeitada e se torne referência no mercado.
O conteúdo deve estar relacionado às possíveis dores e dúvidas das personas (representações semi fictícias que ajudam a caracterizar um público-alvo). Desta forma, quando as pessoas pesquisarem sobre determinado assunto, irão encontrar a solução que a empresa oferece.
Quando pesquisam, as pessoas raramente procuram as informações de maneira direta. Elas se interessam pela resolução de problemas pessoais, e por isso o Marketing de Conteúdo foca na divulgação de informações relevantes para que os produtos sejam promovidos apenas na etapa final do processo de venda.
Assim, eles são anunciados quando os possíveis consumidores já estão mais abertos e propensos às compras.
Um fabricante de transformadores, por exemplo, ao invés de escrever apenas sobre os produtos e suas vantagens, pode analisar as principais maneiras como os potenciais consumidores chegam até à solução. Então, os conteúdos informativos podem discorrer sobre várias questões relacionadas aos artigos elétricos.
Quando uma pessoa procurar a resposta para alguma dúvida, vai encontrar o conteúdo na internet. Se ele for de qualidade e agregar valor, contribui para gerar uma imagem positiva do empreendimento na mente do possível cliente.
Para garantir o sucesso das ações de Marketing de Conteúdo, é fundamental planejar um conteúdo estratégico, com cadência nas postagens e foco total nas personas. Boas práticas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) também auxiliam no alcance dos sites, por meio da definição de palavras-chave relevantes para o mercado.
A diversificação, com textos, imagens, infográficos, podcasts e outros formatos de conteúdos é um fator chave para garantir o destaque da empresa.
As formas mais utilizadas e mais eficientes de empreendedores produzirem e divulgarem conteúdos informativos e relevantes para a audiência são com:
- Blogs com bons materiais e otimização em SEO;
- Vídeos informativos ou demonstrativos nos blogs, sites ou redes sociais;
- Materiais ricos, como eBooks, ferramentas, webinars, infográficos, entre outros;
- Ferramentas para administrar blogs, descobrir palavras-chave, analisar resultados.
E-mail Marketing
O E-mail marketing se baseia no envio de uma mensagem à um grupo de pessoas por meio dessa ferramenta de comunicação online.
Uma empresa vendedora de máquina embaladora a vácuo, para exemplificar, pode utilizar o E-Mail Marketing para o envio de promoções, oportunidades de negócios ou divulgação de conteúdos em sites ou blogs, com os objetivos de gerar identificação e fortalecer a marca da empresa.
Quando realizado com listas organicamente construídas com clientes e potenciais clientes, o E-Mail Marketing pode melhorar o relacionamento da empresa com seu público.
Desta forma, os clientes tendem a ficar mais leais às marcas. Também aumenta a probabilidade de fidelização e até da ocorrência de recomendações e indicações de produtos ou serviços para outras pessoas.
Trata-se de uma estratégia de Marketing Digital considerada barata, e que também possibilita um contato rápido, pessoal e objetivo com o público da empresa.
Contudo, a estratégia exige alguns cuidados. Para que a empresa vendedora de peças para máquinas pesadas, por exemplo, não seja considerada invasiva e irritante em suas ações de E-mail Marketing, recomenda-se o investimento em linguagem e identidade visual adequados ao público e à mensagem.
Tons casuais e comunicação gentil têm maior capacidade de criar empatia e identificação do que um formato mais formal de mensagem.
Redes Sociais
As redes sociais se popularizaram em todo o mundo desde os anos 2000, e mudaram a forma como as pessoas se socializam. As diferentes plataformas se transformaram em um espaço bastante vantajoso para empreendedores que buscam a aplicação de estratégias de Marketing.
Um número extremamente alto de potenciais consumidores estão nas redes sociais, o que faz com que as ferramentas sejam excelentes para o Marketing de Relacionamento.
As redes podem ser utilizadas para a promoção de produtos ou serviços, compartilhamento de conteúdos relevantes para o público, divulgação do propósito e da missão da empresa, entre outras comunicações que criem uma identidade e uma autoridade para uma empresa fornecedora de cobertura metálica.
Como em todas as estratégias, é fundamental que a presença das empresas nas redes sociais seja baseada em uma pesquisa sobre as personas, com o objetivo de descobrir qual é o público que a empresa pretende atingir nas plataformas online e as melhores formas de fazer isso.
Isso ajuda a garantir que a audiência será formada por pessoas que de fato têm interesse no mercado em que a empresa se insere.
A divulgação de postagens do blog de uma empresa de locação de mesas para eventos, por exemplo, com informações relevantes e de qualidade, pode contribuir para aumentar o tráfego do site, o que resulta até em vendas.
O conteúdo deve ser planejado com detalhes para a conversão eficiente de clientes, e acompanhado para que as estratégias possam ser aperfeiçoadas sempre.
Vantagens do Marketing Digital sobre o Marketing Offline tradicional
O crescimento do Marketing Digital está baseado não só na tendência de que as pessoas estejam cada vez mais conectadas à internet, mas também aos benefícios que o investimento na área pode agregar à empresas de diferentes setores de atuação, independente de serem de pequeno, médio ou grande porte. Alguns deles são:
Segmentação de público mais precisa
O Marketing de Conteúdo permite que a empresa saiba exatamente com quem está se comunicando, possibilitando um alto nível de segmentação. Isso ocorre por meio do monitoramento das atividades dos usuários na internet, que também inclui preferências, gostos pessoais, trajetória profissional, entre outros aspectos.
Um exemplo pode ser aplicado a uma empresa que vende placas em PVC para parede. Ela pode separar seus clientes em potencial pela profissão, identificando aqueles que trabalham na construção civil e os que estão apenas gerenciando uma obra, para oferecer conteúdos mais personalizados.
Mensuração de resultados mais eficiente
Além de possibilitar uma determinação clara da audiência e suas características centrais, o Marketing Digital permite o monitoramento preciso dos resultados das ações.
Empresas de corte a laser em SP ou outras localidades, por exemplo, quando investem em anúncios pela televisão podem ter dificuldade em analisar o retorno. Já o Marketing Digital permite mensurar não só o retorno sobre o investimento, mas também uma análise das estratégias para a realização de melhorias.
Preço acessível e rápida implementação
Em comparação com os canais de Marketing Offline, como anúncios de televisão, rádio ou jornal, os canais online representam um investimento que pode ser consideravelmente menor.
Muitas das ferramentas utilizadas para o Marketing Digital são gratuitas. Também há muito material informativo disponível online para os empreendedores. Essa é outra razão para a popularização das estratégias.
O Marketing Digital pode ser implementado em negócios de todos os tipos, com técnicas e estratégias visando a promoção e o crescimento.
Uma empresa produtora de sacos de papel para alimentos, por exemplo, pode montar um plano de Marketing Digital conforme suas necessidades e disponibilidade de recursos.
Contudo, é necessário ressaltar que o sucesso da empresa com relação ao investimento em Marketing Digital está diretamente relacionado ao planejamento e execução do plano de Marketing, que ganha qualidade e eficácia quando é feito por profissionais qualificados e experientes.
Assim, os empreendedores garantem as vantagens da promoção de produtos e serviços no meio digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.