Através da utilização de software de automação de marketing, as empresas podem atuar em larga escala e aumentar sua performance, economizando recursos e tempo, ampliando efetivamente o alcance de suas campanhas.
Se você está curioso sobre como a automação de marketing melhora o negócio daqueles que optam por investir nesta nova forma de se comunicar com os clientes, este artigo vai ajudar.
A automatização do marketing facilita a organização das atividades diárias, agiliza a gestão e oferece benefícios como:
1 – Uma maior geração de potenciais clientes
Quando a jornada do cliente está mapeada da maneira correta, é muito mais fácil criar guias e processos que atraem e capturam mais clientes potenciais (leads). E de acordo com a TechTrends (2017):
Se isso for feito usando uma ferramenta de automação, você pode obter o dobro de contatos.
2 – Redução do tempo de conversão
Ao contrário das Cold Calls e dos métodos tradicionais de contato com o cliente, o inbound marketing pode ser melhorado pela automatização de processos. Isso permite que você adote uma estratégia de conteúdo totalmente alinhada com seus funis de marketing e vendas.
Isso permite que os clientes se movimentem através do funil automaticamente, quase sem esforço. Os funcionários podem se concentrar em tarefas mais estratégicas que requerem intervenção manual.
3 – Oportunidades de vendas
Com a automação de marketing, você pode manter relacionamentos com os seus leads, onde você vai prepará-los para a compra e garantir um acompanhamento personalizado, o que aumenta a geração de oportunidades de negócios para seu time de vendas.
Isto permite que os potenciais clientes cheguem mais rapidamente à fase de decisão de compra!
4 – Automatização da etapa de pré-venda.
A fase de pré-venda preenche a lacuna entre os leads gerados pela equipe de marketing e o fechamento das vendas propriamente ditas. Ao automatizar este processo, é possível aumentar a escala e a eficiência da abordagem e atingir os potenciais clientes de forma mais assertiva.
Desta forma, os leads são alimentados automaticamente até se tornarem mais sensíveis à compra, reduzindo o esforço do time de pré-venda.
5 – Reduzir o ciclo de vendas
Graças à ferramenta de automação, é possível monitorar, gerir e alimentar seus leads, graças aos quais o processo de vendas se torna mais consultivo. Isto significa que os futuros clientes gastam menos tempo com objeções, o que torna o processo de compra mais rápido e eficiente.
Além disso, de acordo com a Martech Conference:
60% do tempo da força de vendas é dedicado a tarefas de baixo valor.
A automação reduz o ciclo de vendas das empresas.
6 – Velocidade no processo de venda
Graças às atividades de automação, é possível ver quando um potencial cliente está pronto para comprar, demonstrando isso pelas conversões. Quando isso acontece, o cliente potencial está mais bem preparado para a equipe de vendas e aumenta as chances desse lead realizar alguma compra.
Mas é também aqui que se perdem grandes oportunidades devido à falta de algo muito simples: a velocidade. Segundo um estudo da The Ultimate Contact Strategy:
Quando você se contata um lead no primeiro minuto após a conversão, a probabilidade de se tornar um cliente aumenta em até 400%.
7 – Redução de CAC (Custo de Aquisição do Cliente)
A automação permite que você otimize as operações burocráticas e maçantes através de um melhor processamento de informações. Dessa maneira, sua equipe tem mais tempo para expandir seus esforços de campanha, atingir mais usuários e, com isso, prospectar mais clientes com o mesmo investimento.
Em resumo, você está reduzindo o custo de uma aquisição de cliente (CAC).
8 – Aumento significativo do ROI
Graças à automatização das atividades de marketing, os profissionais de um determinado setor podem participar livremente outras atividades estratégicas e demoradas. Além disso, as soluções de automação de marketing fornecem dados estratégicos valiosos para o desenvolvimento e planejamento de negócios digitais. Você concentrará todos os seus esforços no aumento do seu retorno sobre o investimento (ROI) à medida que o seu público e a reputação da marca crescem.
9 – Personalize a sua experiência com o cliente
A automatização de marketing melhora significativamente o contato entre as empresas e os seus clientes. As ferramentas utilizadas para esta finalidade não só permitem enviar mensagens personalizadas com o nome do usuário, mas também focar em seus interesses. Esta interação aproxima os leads da conversão.
10 – Controle e gestão da campanha
As ferramentas de automação de marketing ajudam você a automatizar suas campanhas e rastrear o ROI do início ao fim.
Além disso, você também pode enviar mensagens para listas segmentadas numa plataforma de automação de marketing. Em suma, as suas campanhas tornam-se muito mais fáceis de gerir.
Este artigo é uma contribuição do Everton Moraes. Dono do Sala da Elétrica, ele tem experiência em criação de sites nas mais diversas plataformas CMS.