A velocidade do site tem um enorme impacto na experiência do usuário, no SEO e nas taxas de conversão . Melhorar o desempenho do site é essencial para atrair tráfego para um site e manter os visitantes do site envolvidos. Depois de investir na criação de site, você deve reservar um tempo para dedicar a otimiza-lo e melhorar sua velocidade. Aqui, analisamos as etapas que os desenvolvedores podem seguir para tornar o site mais rápido:
Teste o desempenho do website
Os testes de velocidade do website avaliam o desempenho de um website. Testar um site regularmente pode ajudar os desenvolvedores a rastrear os downgrades ou melhorias de desempenho. Um teste de velocidade também deve ajudar os desenvolvedores a identificar algumas ou todas as áreas que diminuem o desempenho do site, e onde estão as áreas de melhoria.
Existem muitos testes de velocidade de alta qualidade para medir o desempenho, muitos deles gratuitos. WebPageTest.org (que faz parceria com a Cloudflare) tem vários testes gratuitos e produz detalhados detalhamentos da rapidez com que elementos individuais de uma página são carregados. O WebPageTest.org também permite que os desenvolvedores testem sites para diferentes dispositivos e velocidades de conexão de rede.
O Google também oferece o PageSpeed Insights para testes detalhados de desempenho. O Google Chrome DevTools também pode ajudar os desenvolvedores a avaliar o desempenho de seu site; a guia Rede mostra todas as solicitações HTTP, o tamanho dos recursos solicitados e quanto tempo as solicitações demoram para serem atendidas.
Use um CDN (rede de entrega de conteúdo)
Os CDNs aumentam a velocidade dos sites armazenando conteúdo em cache em vários locais do mundo. Os servidores de armazenamento em cache da CDN geralmente estão localizados mais próximos dos usuários finais do que o host ou o servidor de origem. As solicitações de conteúdo vão para um servidor CDN em vez de até o servidor de hospedagem, que pode ser de milhares de milhas e através de várias redes autônomas do usuário. Usando um CDN pode resultar em uma diminuição massiva nos tempos de carregamento da página .
Otimizar imagens
As imagens abrangem uma grande porcentagem do tráfego da Internet e geralmente levam mais tempo para serem carregadas em um site, pois os arquivos de imagem tendem a ser maiores em tamanho do que os arquivos HTML e CSS. Felizmente, o tempo de carregamento da imagem pode ser reduzido através da otimização da imagem . Otimizar imagens normalmente envolve reduzir a resolução, compactar os arquivos e reduzir suas dimensões, e muitos otimizadores de imagem e compressores de imagem estão disponíveis gratuitamente on-line.
Minimizar arquivos CSS e JavaScript
A redução de código significa remover qualquer coisa que um computador não precise para entender e executar o código, incluindo comentários de código, espaço em branco e ponto e vírgula desnecessários. Isso torna os arquivos CSS e JavaScript um pouco menores, para que eles sejam carregados mais rapidamente no navegador e ocupem menos largura de banda. Por conta própria, a minificação resultará em apenas melhorias mínimas de velocidade. No entanto, implementado junto com essas outras dicas, resultará em melhor desempenho do site.
Reduza o número de solicitações HTTP, se possível
A maioria das páginas da Web exigirá que os navegadores façam várias solicitações HTTP para vários ativos na página, incluindo imagens, scripts e arquivos CSS. De fato, muitas páginas da Web exigirão dezenas dessas solicitações. Cada solicitação resulta em uma viagem de ida e volta de e para o servidor que hospeda o recurso, o que pode aumentar o tempo de carregamento geral de uma página da Web. Além disso, com recursos carregados de vários provedores diferentes, um problema com um dos hosts pode afetar a capacidade da página da Web de carregar rapidamente ou de qualquer maneira.
Devido a esses possíveis problemas, o número total de recursos que cada página precisa carregar deve ser reduzido ao mínimo. Além disso, um teste de velocidade deve ajudar a identificar quais solicitações HTTP estão demorando mais tempo. Por exemplo, se as imagens estiverem fazendo com que uma página seja carregada lentamente, os desenvolvedores podem procurar uma solução de hospedagem de imagens mais rápida (como um CDN).
Use o cache HTTP do navegador
O cache do navegador é um local de armazenamento temporário onde os navegadores salvam cópias de arquivos estáticos para que possam carregar páginas visitadas recentemente muito mais rapidamente, em vez de precisar solicitar o mesmo conteúdo várias vezes. Os desenvolvedores podem instruir os navegadores a armazenar em cache elementos de uma página da Web que não serão alterados com frequência. As instruções para o armazenamento em cache do navegador estão nos cabeçalhos das respostas HTTP do servidor de hospedagem. Isso reduz muito a quantidade de dados que o servidor precisa transferir para o navegador, reduzindo os tempos de carregamento dos usuários que acessam determinadas páginas com frequência.
Minimize a inclusão de scripts externos
Quaisquer elementos de página da Web com script carregados de outro local, como sistemas de comentários externos, botões de CTA ou pop-ups de geração de leads, precisam ser carregados sempre que uma página for carregada. Dependendo do tamanho do script, isso pode diminuir a velocidade de uma página da web ou fazer com que a página não seja carregada de uma só vez (isso é chamado de “conteúdo pulando” ou “deslocamento de layout” e pode ser especialmente frustrante para usuários móveis).
Não use redirecionamentos, se possível
Um redirecionamento é quando os visitantes de uma página da Web são encaminhados para uma página diferente. Redirecionamentos adicionam algumas frações de segundo, ou às vezes até segundos inteiros, ao tempo de carregamento da página. Ao criar um site otimizado para desempenho, cada segundo conta. Redirecionamentos às vezes são inevitáveis, mas não devem ser usados se não forem necessários.