De certa forma, esse consumidor está pesquisando na web recente e conhecida, e não na web ao vivo em tempo real. Portanto, mesmo antes de se preocupar com a classificação das páginas do seu site de comércio eletrônico no Google, é importante entender como o mecanismo de pesquisa do Google localiza e indexa essas páginas.
Aranhas e Sitemaps
O Google usa dois métodos principais para encontrar páginas da web de comércio eletrônico: sitemaps e software chamado de web spiders ou crawlers.
Uma teia de aranha faz o download de uma cópia de uma determinada página da web. Imagine por um momento que o Googlebot (isso é o que o Google chama de web spider) cai na página “Tabuleiro de damas” do site da Vans.
O Googlebot observará o conteúdo da página – nome do produto, descrição, preço, imagens -, mas também acompanhará as dezenas de links na página.
Então, a menos que o link ou arquivo robot.txt informe explicitamente ao Googlebot que não o siga, o spider irá seguir os links para cada página e catalogar o que encontrar. No exemplo da Vans, isso levaria o Googlebot ao catálogo de produtos do site, a muitas das páginas informativas do site, incluindo locais de lojas e cartões-presente, e até mesmo às páginas de conteúdo sobre skate, snowboard e BMX.
Cada vez que o Googlebot encontrou um link para uma nova página, ele adicionava o URL à sua lista de páginas a serem rastreadas. Desta forma, o Googlebot pode descobrir todas as páginas no site da Vans.
Então, vamos aplicar o que sabemos agora para ajudar o Google a descobrir as páginas do seu site de comércio eletrônico.
Primeiro, quanto melhor o trabalho do seu site com links internos – por meio de clusters de tópicos , por exemplo -, mais fácil para o Googlebot encontrar todas as suas páginas.
Em segundo lugar, concentre-se em obter outros sites para vincular às suas páginas. O desenvolvimento de links não apenas ajuda a impulsionar seus rankings nos resultados de pesquisa, mas também pode ajudar na descoberta de páginas.
Em seguida, o Google também usa sitemaps como uma maneira de encontrar páginas de comércio eletrônico. Um sitemap é um arquivo de texto ou XML que lista todas as páginas que você deseja que o Google conheça no seu site de comércio eletrônico. Você pode enviar o sitemap por meio do Google Search Console .
Depois de enviado, o sitemap pode ajudar o Google a percorrer todas as páginas do seu site. Apenas lembre-se de que “o uso de um sitemap não garante que todos os itens do sitemap sejam rastreados e indexados, pois os processos do Google dependem de algoritmos complexos para agendar o rastreamento. No entanto, na maioria dos casos, seu site se beneficiará de ter um sitemap, e você nunca será penalizado por ter um, ”de acordo com o Google .
Em suma, se você quiser que o Google encontre suas páginas de comércio eletrônico, (i) desenvolva uma boa estratégia de links internos, (ii) incentive links de outros sites para os seus e (iii) envie um sitemap.
Ajudando o Google
Conforme o Googlebot funciona em seu site de comércio eletrônico, ele também leva em consideração o título da página e o conteúdo de tags importantes, como cabeçalhos. É por isso que tantos especialistas em consultoria SEO recomendam colocar frases-chave no título de uma página e nas tags H1.
O Google atribui algum peso aos dados estruturados , principalmente no formato J SON-LD . Essa marcação de dados estruturados ajuda o Google a entender o tipo de página que tem em vista e pode contribuir para a indexação e a classificação.
Em última análise, o Google está tentando descobrir o que é sua página. O melhor trabalho que você faz para tornar isso claro e fácil de entender, o mais provável é que o Google indexe corretamente suas páginas de comércio eletrônico. E as páginas indexadas adequadamente são aquelas que aparecem nos resultados da pesquisa quando alguém realiza uma consulta.
Para melhorar a indexabilidade de uma página, concentre-se primeiro em fornecer informações úteis para visitantes humanos. O Google quer garantir que as páginas sejam boas para seus usuários.
Por exemplo, não coloque uma página com palavras-chave ou frases-chave. Use as diretrizes do Google para conteúdo e organização.
“Além de combinar palavras-chave, os algoritmos buscam pistas para avaliar quão bem os possíveis resultados de pesquisa dão aos usuários o que eles estão procurando”, explicou o Google . “Quando você procura por ‘cachorros’, você provavelmente não quer uma página com a palavra ‘cachorros’ centenas de vezes. Tentamos descobrir se a página contém uma resposta para sua consulta e não apenas repete sua consulta. Portanto, os algoritmos de pesquisa analisam se as páginas incluem conteúdo relevante, como fotos de cachorros, vídeos ou até mesmo uma lista de raças. ”